Glomérulo renal ( ) - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Glomérulo renal ( ) - traduzione in russo

Glomérulo renal; Glomérulo de Malpighi; Capilar do glomérulo; Glómerulos renais

Glomérulo renal (unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos)      
почечная гломерула, почечный клубочек (функциональная единица почек, состоящая из ветви капилляров, окруженных мембраной, именуемой почечной капсулой или капсулой Боумена-Шумлянского, посредством которой осуществляется фильтрация крови и устранение метаболических осадков)
glândula supra-renal         
GLÂNDULA LOCALIZADA ACIMA DOS RINS
Supra-renal; Supra-renais; Suprarrenais; Glândulas supra-renais; Glândulas suprarrenais; Glândula adrenal; Adrenais; Glândulas adrenais; Adrenal; Glândula supra-renal
надпочечная железа (анат.)
glândula supra-renal         
GLÂNDULA LOCALIZADA ACIMA DOS RINS
Supra-renal; Supra-renais; Suprarrenais; Glândulas supra-renais; Glândulas suprarrenais; Glândula adrenal; Adrenais; Glândulas adrenais; Adrenal; Glândula supra-renal
надпочечная железа (анат.)

Definizione

почки
мн.
1) Орган мочеотделения человека и позвоночных животных.
2) а) Орган мочеотделения некоторых животных, употребляемый в пищу.
б) Кушанье, приготовленное из таких органов.

Wikipedia

Glomérulo

O glomérulo renal ou glomérulo de Malpighi é a unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos. Ao penetrar na cápsula de Bowman, a arteríola aferente divide-se em várias alças capilares, formando o glomérulo. Esses capilares voltam a se unir formando a arteríola eferente que sai da cápsula de Bowman pelo pólo vascular.

Quando o sangue passa pelos capilares glomerulares, água e outras substâncias saem do sangue, passam através das células endoteliais e caem no espaço de Bowman, de onde seguem para os túbulos renais. Esse líquido produzido pelo glomérulo recebe o nome de filtrado glomerular e o processo pelo qual ele se formou chama-se filtração glomerular. Nos túbulos renais o filtrado glomerular é processado e transformado em urina.

A membrana basal glomerular é formada por três camadas: a lâmina rara interna, que aparece clara na microscopia eletrônica e situa-se próxima às células endoteliais; a lâmina densa, mais escura; e a lâmina rara externa, localizada próxima aos podócitos e de tonalidade mais clara.

Outros constituintes dos glomérulos são as células mesangiais, localizada entre as alças dos capilares. Produzem um material amorfo chamado matriz mesangial e são responsáveis pela sustentação do glomérulo. Além disso, possuem função contrátil, podendo retrair o tufo capilar em situações de isquemia renal.